Mauro Back

Mauro Back é Diretor de TI da Cleasale S.A., da qual é também um dos donos. Além dessa função, atua na adminsitração das atividades da UAH - área de desenvolvimento de pessoas da empresa, estruturada a partir da Metodologia Roda & Registro. Mauro tem vivido, intensamente o processo com essa metodologia de formação, tanto profissional como pessoalmente, em atividades com grupos e individuais.


A metodologia de roda e registro pode ser aplicada a qualquer tema, pois tem muito a agregar em termos de soluções sustentáveis em longo prazo.
Da metodologia destaco três coisas que, pela prática, pude verificar serem realmente eficazes.
Primeiro a ação do coordenador de roda, definindo inicialmente a pauta ou o objetivo da roda, depois conduzindo a discução mais com perguntas, para propiciar que o assunto seja aprofundado com a participação de todos e finalmente levando a um fechamento em que se configure o produto final desejado.
Segundo a ideia de registro, que muito mais que uma forma de manter vívida no tempo as ideias ou conclusões de cada momento, propicia um aprofundamento que não é possível pela mera verbalização, porque escrevendo (ou desenhando) nos damos tempo para pensar e conseguimos concretizar coisas abstratas que nos fogem, se não podemos também vê-las no todo ou por partes.
Finalmente o desenvolvimento do pensar individual e coletivo e da capacidade de crítica construtiva.
Entretanto, o que mais me impressionou foi o potencial de desenvolvimento humano que as rodas propiciam e que me levaram a quebra de um paradigma  com o qual convivi toda minha vida. Sempre acreditei que certos comportamentos, incrustados nas pessoas por anos, não pudessem ser mudados. Verifiquei em mim mesmo e nos amigos da empresa, que isto não é verdade, que sempre podemos mudar para melhor, bastando que se queira, mesmo que isto demore ou que tenhamos recaídas.
                                                                                                          Mauro Back

Nenhum comentário: